Powered By Blogger

Glória Terra é tradutora e agente editorial da escritora Juliette Sméralda - Martinica/França



        


Glória Terra-Tradutora
O livro "La poupée d'Isis" (A boneca de Isis), de Juliette Sméralda, escritora, socióloga, professora (Martinica). Librairie Tamery, Paris.

site  https://juliettesmeralda.com/

 Juliette Sméralda- escritora/socióloga (Martinica)

Doutora em Sociologia, professora da UAG-IUFC na Martinica, onde continua seu trabalho de pesquisa sobre as questões sociais, culturais e de identidade das sociedades caribenhas, resultantes da escravidão e da colonização. Também é pesquisadora associada do Laboratório de Investigação CEREGMIA-Martinique da UAG. Os principais trabalhos dizem respeito à sociologia da dominância (relações entre grupos que mantêm relações assimétricas do tipo Norte vs. Sul); discriminação racial, étnica e de gênero; tratamentos socioculturais do corpo e da estética; minorias e maiorias "raciais" dominadas (o exemplo dos povos indo-caribenhos e afro-caribenhos); Heranças culturais africanas nas Índias Ocidentais; perturbações antropológicas e culturais vividas pelos Indo-Caraíbas (imigração, aculturação, mistura); interculturalidade (relações entre grupos com ligações simétricas, Norte-Norte); sociedades plurais (cujos membros mantêm relações assimétricas e/ou igualitárias).
        Comentário em francês sobre o livro "La Poupée d'Isis" de Juliette Sméralda! Nappy du Kamer
                       Escritora-Juliette Sméralda (Martinica)   Tradutora - Glória Terra (Brasil)   
                 
A boneca de Isis
Ísis mora nas Antilhas. Ela e seus pais são os descendentes de pessoas escravizadas que foram levadas para esta região, onde moram nos dias atuais. Isis é uma menina muito inteligente e tem pais amorosos. A paixão da menina pelos penteados está ligada ao relacionamento caloroso que ela tem com a mãe e é nutrida por seus ensinamentos: o penteado como arte e arquitetura, como uma marca social, como uma afirmação de si mesma e da diferença. Por sua vez, Isis passa essas lições para sua amiga Melinda, menos tranquila e menos à vontade com seu cabelo crespo. Ambas participarão de uma grande competição de cabelos, com Isis na criação do penteado e Melinda como modelo. De volta à escola, Melinda contará para sua professora e seus colegas sobre suas aventuras, provocando interesse em todos. 





Juliette Sméralda e  Ayana B.
Glória Terra

projetoentrelinhas3@gmail.com
@gloriaterra2
Salvador-Bahia-Brésil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

version en français...

  Francis  Beidi   est le promoteur du Salon International de l'écrivain depuis de nombreuses années et le président fondateur d'ALI...