Powered By Blogger

Projeto Entrelinhas e Felisquié receberam Francis Beidi, escritor camaronês, na IV Feira Literária Internacional do Sertão de Jequié-Bahia


      Palestra

"A Literatura de Camarões, Ontem e Hoje" 

"La Littérature du Cameroun, d'hier et de demain".

Tradução: 
Glória Terra (Direção Geral do Projeto Entrelinhas)  

Publicação no blog de Ari Moura: https://arimoura.com.br/?p=56525


A Felisquié IV (Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié) realizada em Jequié-Bahia de 28/11/2019 a 01/12/2019, teve como tema “A  Formação de leitores como desafio do Brasil atual”. Enfatizou-se a relevância deste evento cultural para a comunidade local, nacional e internacional na medida em que, por quatro dias, a cidade “respirou” literatura da melhor qualidade, além de oportunizar o acesso a livros de diferentes temáticas, bem como a participação do público em geral em palestras, exposições de trabalhos, oficinas de criação entre outras atividades culturais. 

O Projeto Entrelinhas, sob direção da tradutora Glória Terra, tem como principal objetivo, a tradução de obras de literatura africana de língua francesa e o intercâmbio entre as culturas do Brasil, especialmente da Bahia e da África. Através de uma parceria entre o Entrelinhas Projeto Literário e a Editora Auteurs Pluriels de Camarões, foi possível trazer o escritor Francis Beidi para participar da Felisquié IV como atração internacional, atendendo com muita honra ao convite do curador do evento Domingos Ailton Ribeiro de Carvalho. Francis Beidi, escritor e dramaturgo camaronês, é promotor do Salão Internacional do Escritor há muitos anos e é Presidente fundador da ALISE-Auteurs Pluriels (Associação dos Atores do Livro e do Espetáculo), fundada em Camarões, em 2007.

O autor ministrou a palestra intitulada “A literatura de Camarões ontem e hoje”, sob a tradução e interpretação de Glória Terra, na qual apresentou uma visão panorâmica desta literatura e seu percurso ao longo de diferentes gerações de escritores e escritoras, no contexto político e cultural de Camarões. As conquistas atingidas a partir de uma maior organização de parte dos escritores possibilitou o protagonismo dos autores no que diz respeito à criação, edição, publicação e comercialização de suas próprias obras, sem a antiga intervenção direta do governo francês. O livro Humanité Solide – Introduction à l’Humanitude (Humanidade Sólida  Introdução à Humanitude), de Francis Beidi, tradução de Glória Terra, nos propõe uma profunda reflexão sobre a condição humana, nos leva a questionar sobre assumir uma atitude humana diante da vida.  Com lançamento em 2020 no Brasil.
Glória Terra-Projeto Entrelinhas

IV Felisquié


Evento literário com conferências, palestras, mesas redondas,  oficinas, feira de livros, lançamento de livros, exibição  de filmes, saraus dentre outras atividades no período de 28 de novembro a 1 de dezembro de 2019, na cidade de Jequié, interior da Bahia.


curador do evento: Domingos Ailton
                                                      








Nenhum comentário:

Postar um comentário

version en français...

  Francis  Beidi   est le promoteur du Salon International de l'écrivain depuis de nombreuses années et le président fondateur d'ALI...